terça-feira, 21 de abril de 2015

Tripé: Motivação X Autoconfiança X Estratégia

Para se alcançar um objetivo, uma meta, algo que se deseja muito, como por exemplo o primeiro emprego, um novo emprego, um carro, uma casa ou outra conquista qualquer é necessário, além do desejo de conquistar, algo como mostra a figura acima.

Em primeiro lugar é necessário que se esteja MOTIVADO, ou seja, não basta apenas dizer  "gostaria de arrumar um emprego" e ficar apenas no "gostaria" esperando que o emprego bata à sua porta. Que motivos o levam a querer  um emprego? Ganhar dinheiro? Sair de casa? Iniciar sua carreira profissional? Não sei, cada um possui os seus motivos. Costumo dar o exemplo de quem faz academia. Se eu simplesmente disser "Faça 150 abdominais todos os dias" e você não tiver intenção nenhuma de fazer, se você não quiser fazer, se você não tiver motivos para fazer, você não fará. Agora se uma pessoa que você quer muito conquistar lhe disser, "eu namoro com você, mas você tem que fazer 150 abdominais todos os dias", provavelmente você fará, pois tem um forte motivo para isso: conquistar alguém que você quer muito. Então encontrar os motivos para a realização de qualquer coisa é o primeiro pilar desse tripé.

O segundo é a ESTRATÉGIA. Qualquer empreendimento precisa de planejamento estratégico. Isso serve igualmente para todo desejo de conquista, mudança, meta ou objetivo.

Se seu objetivo é passar no vestibular a estratégia é estudar pelo menos 6 horas por dia, se o seu objetivo é conquistar um emprego a estratégia é elaborar um bom currículo e o enviar paulatinamente para o maior número possível de empresas e agências de emprego, fazer networking, adquirir conhecimento na área que deseja atuar e assim por diante.

O terceiro pilar do tripé é a AUTOCONFIANÇA. Você precisa acreditar em você! Acreditar que você é capaz. Se nem você acreditar em você, quem vai acreditar? É necessário que você tenha certeza de que vai conquistar o que está buscando. É diferente de ter Fé. Fé nós temos que ter sempre, mas a Fé sem obras é morta, e quais são as obras? Acreditar que você é capaz e merecedor do que está querendo alcançar.
"Eu VOU conseguir esse emprego!" Eu VOU passar no vestibular!  Eu CONSIGO vencer esse obstáculo.

Espero que você que leu esse texto use-o a seu favor. Sucesso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.