terça-feira, 21 de abril de 2015

Tripé: Motivação X Autoconfiança X Estratégia

Para se alcançar um objetivo, uma meta, algo que se deseja muito, como por exemplo o primeiro emprego, um novo emprego, um carro, uma casa ou outra conquista qualquer é necessário, além do desejo de conquistar, algo como mostra a figura acima.

Em primeiro lugar é necessário que se esteja MOTIVADO, ou seja, não basta apenas dizer  "gostaria de arrumar um emprego" e ficar apenas no "gostaria" esperando que o emprego bata à sua porta. Que motivos o levam a querer  um emprego? Ganhar dinheiro? Sair de casa? Iniciar sua carreira profissional? Não sei, cada um possui os seus motivos. Costumo dar o exemplo de quem faz academia. Se eu simplesmente disser "Faça 150 abdominais todos os dias" e você não tiver intenção nenhuma de fazer, se você não quiser fazer, se você não tiver motivos para fazer, você não fará. Agora se uma pessoa que você quer muito conquistar lhe disser, "eu namoro com você, mas você tem que fazer 150 abdominais todos os dias", provavelmente você fará, pois tem um forte motivo para isso: conquistar alguém que você quer muito. Então encontrar os motivos para a realização de qualquer coisa é o primeiro pilar desse tripé.

O segundo é a ESTRATÉGIA. Qualquer empreendimento precisa de planejamento estratégico. Isso serve igualmente para todo desejo de conquista, mudança, meta ou objetivo.

Se seu objetivo é passar no vestibular a estratégia é estudar pelo menos 6 horas por dia, se o seu objetivo é conquistar um emprego a estratégia é elaborar um bom currículo e o enviar paulatinamente para o maior número possível de empresas e agências de emprego, fazer networking, adquirir conhecimento na área que deseja atuar e assim por diante.

O terceiro pilar do tripé é a AUTOCONFIANÇA. Você precisa acreditar em você! Acreditar que você é capaz. Se nem você acreditar em você, quem vai acreditar? É necessário que você tenha certeza de que vai conquistar o que está buscando. É diferente de ter Fé. Fé nós temos que ter sempre, mas a Fé sem obras é morta, e quais são as obras? Acreditar que você é capaz e merecedor do que está querendo alcançar.
"Eu VOU conseguir esse emprego!" Eu VOU passar no vestibular!  Eu CONSIGO vencer esse obstáculo.

Espero que você que leu esse texto use-o a seu favor. Sucesso!!

FRUSTRAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO

FRUSTRAÇÃO


Quando se quer ser o que não se é, quando se deseja algo que não podemos ter,  instaura-se a frustração. O que é a frustração? 

Um desejo de ter ou realizar algo que não se consegue ter ou não se realiza. Pode haver em nós uma pulsão (desejo) que nos impele a fazer coisas que chocam-se com nossos valores (códigos, imposições culturais, sociais, do meio em que vivemos) e nesse momento ocorre a frustração. Isso nos remete à nossa própria criação no sentido literal da palavra, quando fomos gerados, concebidos pelo Criador. 

Poderíamos viver eternamente no paraíso sem a menor noção do que é certo ou errado, pois não havia certo nem errado, apenas Criador e criatura. Qual o objetivo de criar algo que não tem poder de decidir ou escolher nada? E aí, o próprio Criador (e aqui existe uma janela para diversas versões e controvérsias), através da serpente, coloca o benefício da dúvida: e se....?, será que se eu....? e assim por diante, até que a criatura, ousada e desobedientemente, abre a porta da "curiosidade" e entra na sala do "conhecimento". 

Agora ele, criatura, sabe o que é certo e o que é errado.  O que é o "bem" e o que é o "mal". O que pode ter e o que não pode ter. Mas ele teria mesmo sucumbido às tentações da serpente ou isso já estava predestinado  e a serpente seria apenas uma metáfora?

O fato é, que mesmo antes da serpente o homem já tinha dentro de si desejos e defeitos, virtudes e qualidades, só não sabia que tinha. Então foi lhe mostrado o "poder de escolha" Para encerrar, deixo a pergunta: O poder de escolha, ou livre arbítrio é uma bênção ou uma praga?



by Ubaldo

FAÇA A DIFERENÇA!

Você pode fazer diferença!
Isto pode ser ruim ou bom, depende de quão seguro você é, pois abrindo-se ao mundo, dando sugestões, expondo idéias ou formulando hipóteses, você ficará mais vulnerável às críticas.
Reflita sobre todas, utilize as boas para corrigir desvios de percurso e as sem conteúdo, despreze.
É muito mais fácil ser "Paulo" do que ser "Fernando". O primeiro estará sempre com menor evidência profissional, mesmo tendo muitos amigos na empresa e sendo uma pessoa divertida. Trabalhará menos e em projetos de menor importância estratégica. Também ouvirá menos críticas, pois estas são proporcionais a quantidade e complexidade do trabalho que executa .
Mas tenha certeza de que os "Paulos" nunca serão "Gustavos".
A Grande Diferença
Paulo trabalhava em uma empresa há dois anos. Sempre foi um funcionário sério, dedicado e cumpridor de suas obrigações.
Nunca chegava atrasado. Por isso mesmo já estava há dois anos na empresa, sem ter recebido uma única reclamação.
Certo dia, ele foi até o diretor para fazer uma reclamação:
-"Sr. Gustavo, tenho trabalhado durante estes dois anos em sua empresa com toda a dedicação, só que me sinto um tanto injustiçado. Fiquei sabendo que o Fernando, que tem o mesmo cargo que eu e está na empresa há somente seis meses já será promovido!"
Gustavo fingindo não ouvi-lo disse:
-" Foi bom você vir aqui. Tenho um problema para resolver e você poderá me ajudar. Estou querendo oferecer frutas como sobremesa, ao nosso pessoal, após o almoço de hoje. Aqui na esquina tem uma barraca de frutas. Por favor, vá até lá e verifique se eles têm abacaxi."
Paulo sem entender direito saiu da sala e foi cumprir a missão. Em cinco minutos estava de volta.
-" E aí Paulo?" - Perguntou Gustavo o Diretor.
-" Verifiquei como o senhor pediu e eles têm abacaxi sim... "- Respondeu Paulo.
- "Quanto custa?"
-" Ah, Isso eu não perguntei..."
-" Eles têm abacaxi suficiente para atender a todo nosso pessoal?" - Quis saber Gustavo.
-" Também não perguntei isso..."
-" Há alguma fruta que possa substituir o abacaxi?"
-" Não sei..."
-" Muito bem Paulo. Sente-se ali naquela cadeira e aguarde um pouco."
O diretor pegou o telefone e mandou chamar o novato Fernando. Deu a ele a mesma orientação que dera ao Paulo. Em dez minutos, Fernando voltou.
-" E então?" - Indagou Gustavo.
-" Eles têm abacaxi sim seu Gustavo. E é o suficiente para todo nosso pessoal e, se o senhor preferir, têm também laranja, banana, melão e mamão. O abacaxi custa R$1,50 cada; a banana e o mamão custam R$1,00 o quilo; o melão custa R$1,20 cada e a laranja custa R$20,00 o cento descascado. Mas como eu disse que a compra seria em grande quantidade, eles nos concederam um desconto de 15%. Deixei reservado. Conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo o pedido. "- Explicou Fernando.
Agradecendo pelas informações, o patrão dispensou-o. Voltou-se para Paulo, que permanecia sentado e perguntou-lhe:
-" Paulo, o que foi que você estava me dizendo?"
-" Nada, patrão. Esqueça. Com licença..." - E Paulo deixou a sala.
Se não nos esforçarmos em fazer o melhor mesmo em tarefas que possam parecer simples, jamais nos serão confiadas tarefas de maior importância.
Todas as vezes que fazemos o uso correto e amplo da informação, criamos a oportunidade de imprimir a nossa marca pessoal.
Você pode e deve se destacar, até nas coisas mais simples, como Fernando.

VIVA A DIFERENÇA!
SEJA A DIFERENÇA!